A Saudação Formal do Kenpo tem um poema que ilustra o seu significado. Existem diversas variações, mas o tema geral é o mesmo.
"Força e sabedoria caminham juntas
e Lutam lado a lado pelo que é correto
Não tenho armas O kenpo é minha arma e
Mantenho ele em segredo Rogo para nunca usa-lo
mas se o fizer Que seja com sabedoria"
Significado detalhado da Saudação:
Posição Inicial
A posição das mãos oculta a boca. Isto aponta para pensar primeiro, antes de qualquer outra ação, seja verbal ou física. O punho direito fechado representa a força e é coberto pela mão esquerda, que representa a sabedoria. Significa que você não mostrará futilmente suas habilidades e de que a sua mente estará acima de sua força.
Neste movimento o padrão das mãos forma um coração, indicando que o confronto físico não é desejado. O praticante respeita o ser humano e só lutará se forçado a agir assim. Quando as mãos batem nas coxas representam uma porta que foi fechada e a irreversibilidade do ato após a ação.
Retorna a posição inicial.
O punho direito está sendo erguido como em um ataque, mas está coberto pela mão esquerda que representa a sabedoria. O guerreiro (força) e o sábio caminham juntos. Significa também que o estudo (punho aberto) e a prática (punho fechado) são complementares um ao outro e devem sempre caminhar juntos.
Os punhos apontam para o coração de um oponente imaginário. É um símbolo de nosso senso de valor para com a vida humana. O guerreiro e o sábio estão lutando lado a lado. A sabedoria (punho esquerdo) sempre deve estar a frente da força (punho direito).
O guerreiro e o sábio estão lutando lado a lado e não abandonarão um ao outro, até mesmo quando a batalha parecer perdida. A mão direita que agora é aberta, igualando-se como a esquerda, mostra o equilíbrio entre o guerreiro e o sábio.
Retorna a posição inicial trazendo os punhos para a cintura.
O sinal espiritual formado pelas mãos se tocando é o símbolo de Zai, ou Nichirin-in, o símbolo do sol. O triângulo que é formado pelas mãos representa que o praticante de Kenpo não usa armas, luta de mãos limpas.
Quando a mão esquerda cobre o punho direito, nós mostramos novamente que não queremos usar nossa arte marcial para ferir um semelhante e que o Kenpo é a nossa arma.
Em posição de oração pedimos perdão pelo dano que causaremos se forçados a usarmos a arte do Kenpo.
Finalmente as mãos seguem novamente formando novamente um coração.
Posição final.